Colaboradores da Harpa Cristã

Reading time: less than 1 minute

A Harpa Cristã, o hinário oficial das Assembleias de Deus no Brasil, foi lançado em 1922. Ela foi especialmente organizada com o objetivo de elevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus em diversas liturgias da igreja, como o culto público, santa ceia , batismo, casamento, reuniões de oração, etc. Tornou-se o hinário protestante mais utilizado no Brasil.

No início da história da Assembleia de Deus, antes de ter seu próprio hinário, era utilizado o hinário “Salmos e Hinos”, organizado pelos fundadores da Igreja Evangélica Fluminense, Dr. Robert Kalley e Sarah Poulton Kalley.
A primeira edição brasileira desse hinário, de 1861, foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil e também foi o primeiro hinário usado por diversas denominações.

Entretanto, como peculiaridades que distinguiram a nova igreja das igrejas evangélicas tradicionais levaram ao inaugurado, em 1921, do “Cantor Pentecostal”, com 44 hinos e 10 corinhos.
E em 1922, surgiu a primeira edição da Harpa Cristã, com uma tiragem de mil exemplares e 300 hinos.
A elaboração dos hinos conto com a contribuição do missionário Samuel Nyström e do pastor Paulo Leivas Macalão, que foi o principal tradutor e adaptador do hinário oficial da Igreja Assembleia de Deus.

Em 1937, a Convenção Geral das Assembleias de Deus formou uma comissão para editar e imprimir a primeira Harpa Cristã com música, que contornava com 524 hinos. Com o passar do tempo, outros hinos foram sendo adicionados que a Harpa Cristã atingisse até 524 hinos, e até 1981, quase todos os hinos já haviam sido verificados.

Em 1979, foi proposta uma revisão geral da música e da letra da Harpa Cristã, e em 1992, foi lançada a “Harpa Cristã Atualizada”. Posteriormente, em 1999, a CPAD lançou a “Harpa Cristã Ampliada”, com mais 116 hinos para atender a todas as exigências cerimoniais e litúrgicas da igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *