HISTORIA DO TIME DO FORTALEZA

História do Fortaleza Esporte Clube
Um dos maiores clubes do nordeste é sem dúvidas o Fortaleza. Sediado na capital do Estado do Ceará, o clube tem uma das torcidas mais fantásticas de toda a história do futebol brasileiro, sempre lotando estádios e apoiando o time durante os jogos. Já quebrou diversos recordes em partidas, como maior número de torcedores num jogo na Arena Castelão e maior público pagante da história em 2014. Essas e outras curiosidades estarão disponíveis neste artigo.

Qual apelido do Fortaleza?
O Fortaleza possui diversos apelidos como: Tricolor do Pici, Leão do Pici, Rei Leão do Brasil, Tricolor de Aço, Laion, Parque dos campeonatos, Clube da garotada, Jangada atômica e Time daquelas camisas. O mais famoso deles com certeza é o Leão.

Qual o mascote do time?
Ao longo de sua história, o time teve alguns mascotes como O Garotinho, o Português, o Mecânico, entre diversos outros. Apenas na década de 1960 é que o Leão se popularizou, fazendo referência ao Parque dos Leões. Este é o mascote atual do time do Fortaleza.

Quem é o dono do Fortaleza Esporte Clube?
O dono e presidente do Fortaleza Esporte Clube é o empresário Marcelo Paz.

Sede do Fortaleza Esporte Clube
O clube tem sua sede em Fortaleza, Ceará. Localizada no bairro do Pici, é composta por alojamentos, centros médicos, academias, vestiários, etc. É também nesse bairro que está localizado o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, local usado pelos atletas para realizar os treinos.

Fortaleza Esporte Clube – Alguns de seus títulos
Um dos maiores campeões do nordeste, o Fortaleza tem os seguintes títulos dividido por ano:

Campeão Brasileiro da série B – 2018
Campeão do torneio Norte-Nordeste – 1970
Campeão da Copa do Nordeste – 2019
Campeão da Copa Cidade de Natal – 1946
Torneio Octávio Pinto Guimarães – 1986
Campeão 43 vezes do campeonato cearense – diversos anos
Duas vezes campeão da taça dos campeões cearenses – 2016 – 2017
Fortaleza Esporte Clube – Sua história
O clube é sediado na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Tendo sua fundação em 18 de Outubro de 1918, por um dos grandes esportistas do estado, Alcides Santos. Este apaixonou-se pelo esporte após uma época de sua vida em que estudou na Suíça. No ano de 1912, o futebol popularizou-se no estado, onde Alcides fundou o time Fortaleza, que após seis anos de existência foi extinto e posteriormente criado o Fortaleza Sporting Clube. Já durante o primeiro ano que foi fundado, o time tornou-se campeão da hoje extinta Liga Metropolitana Cearense.

Influenciado pela cultura francesa e a Belle époque, a bandeira do time possuía as cores azul, branco e vermelho. Azul simboliza o ideal, a nobreza. Branco simboliza o respeito e vermelho simboliza a luta e o sangue derramado pelo povo. Apenas na década de 1920, o time já havia sido campeão da taça cearense 3 vezes.

Conquistas
No ano de 1926, o campeonato disputado era bastante difícil, tendo sido consagrado campeão graças a um jogo extra no final. No ano de 1927, o campeonato era feito no Sport Stadium Cearense, que se tornou palco para o bi-campeonato do time e também da maior goleada do Clássico-rei, partida disputada pelo Fortaleza contra o Ceará, onde o tricolor do aço venceu por 8×0. Em 1928, o Fortaleza conquistou seu tricampeonato após uma vitória contra o clube Maguari. Neste ano, também foi consagrado como o primeiro time a conquistar um tricampeonato em três anos consecutivos. Na década de 30, o time volta a disputar o campeonato cearense, onde conquista apenas uma terceira colocação geral. No ano seguinte, surge um novo formato de campeonato, onde são vendidos ingressos para que os torcedores possam assisti-lo e contemplar o time mais uma vez ser campeão do torneio.

A boa fase que o time passava era tão incrível que durante toda a competição, o time foi vencido apenas uma vez. Graças às goleadas marcadas pelo time durante o campeonato, três times resolveram abandonar a disputa, sendo eles Liceu, Gentilândia e America. No ano de 1937, o Fortaleza é novamente campeão invicto do torneio. Essa boa fase perdurou por 7 anos, onde o time venceu todas as vezes o campeonato disputado.

Na década seguinte, o clube passou a ser chamado de Esporte Clube Fortaleza, graças a uma padronização dos nomes de clubes promovida pelo então presidente Getúlio Vargas.
No ano de 1946, a Federação de Futebol do Rio Grande do Norte promove um campeonato chamado Copa Cidade de Natal, onde após alguns contratempos, os jogos tiveram que ser adiados e no ano seguinte, 1947, o Fortaleza disputa a final contra o América de Natal, vencendo por 3 a 1 e conquistando seu primeiro campeonato regional. Entre os anos de 1959 e 1960, o clube inicia a construção do seu estádio, que foi inaugurado no ano de 1962, onde o primeiro jogo realizado foi contra o clube Usina Ceará, vencendo-o por 2×0 e marcando o primeiro gol e vitória do Estádio Alcides Santos.

Nas décadas de 1970, 80, 90 e 00, o time foi campeão de diversos torneios regionais e estaduais. Conquistou o campeonato Norte-Nordeste, tornou-se o primeiro campeão da Arena Castelão, e obteve a maior invencibilidade em um campeonato de porte estadual até mesmo na série A do famoso campeonato brasileirão. Em 1990 o time conquistou outro grande feito, pois tinha em seu elenco o maior artilheiro de todas as edições do campeonato do estado do Ceará, o ídolo Sandro. Na década de 2010, o Esporte Clube Fortaleza conquistou o inédito título de tetracampeão do Ceará, e o Campeonato Nacional em 2018, ano em que o time completou 100 anos de nascimento.

Seu centenário marca uma era de títulos e conquistas que entraram pra história. O clube se tornou um dos mais icônicos de todo o nordeste e do Brasil. Sua torcida fiel o acompanha para os quatro cantos do país, mostrando o quão fortes são os laços criados pelo torcedor do Fortaleza, tudo isso graças a história que o time construiu ao longo dos seus 100 anos de existência, sendo considerada como a equipe que mais leva torcedores aos estádios nos seus jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.